Troca de produtos da Black Friday

Troca de produto comprados na Black Friday. Quais os meus direitos?

Os direitos do consumidor que compra produtos da Black Friday são os mesmos dos clientes que compram produtos fora da promoção, inclusive a troca por defeito. Por isso, é recomendado questionar sobre a política de troca antes da compra, pois algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos comprados na Black Friday ou em outra campanha, o que é permitido, desde que a informação esteja clara para o consumidor.

Se a compra foi realizada em loja física e o produto estiver em perfeito estado, a troca não é obrigatória por motivo de cor, tamanho, modelo ou gosto. Normalmente, as lojas oferecem a opção de troca como política de bom relacionamento com o cliente, mas é importante esclarecer que se trata de uma mera cortesia.

Porém, se o produto for entregue com defeito, a troca pode ser obrigatória, e neste caso, o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca imediata de um produto com defeito. Isso porque a garantia legal prevê que a empresa tem 30 dias, a partir da data da compra para resolver o problema de produtos não duráveis, como alimentos, e 90 dias para produtos duráveis, como uma televisão.

Em casos de vício de fácil constatação, conta-se o prazo a partir da entrega efetiva do produto. Para vícios que aparecem após o uso efetivo do produto, o prazo legal é contado a partir da constatação do defeito.

Se a compra foi realizada pela internet, o cliente tem 7 dias, a contar da entrega, para devolver o item por arrependimento, por não ter gostado, por não ter sido como estava na foto ou por não servir. Além disso, o procedimento de devolução não pode ter custo para o consumidor, e o valor pago deve ser devolvido, sendo vedado o procedimento de conceder vale-compras.

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Equipe Amante & Bosquetti

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